segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ajudar os animais - A responsabilidade é de quem?


Todos os dias o Projeto Sete Vidas recebe dezenas de pedidos de ajuda. Eles vão desde a acumuladores de animais que tem mais de 50 felinos em espaços pequenos até pessoas comuns que são surpreendidas por uma caixa com gatinhos no meio da rua ou na frente de sua casa.
Por conta da existência do Projeto, muitas pessoas vêm nos perguntar se podemos abrigar esses animais ou resgatá-los porque elas não podemA questão que pesa e que muita gente esquece é: nós, protetoras, também não podemos. Somos pessoas normais, como você. Tiramos o dinheiro do nosso bolso e contamos com o apoio e doações de terceiros. Também trabalhamos, moramos em apartamentos pequenos, temos rinite alérgica, asma etc, também temos nossos animais e tantos outros milhões de motivos que são alegados pelas pessoas que entram em contato com a gente. Além disso, no momento já cuidamos de quase 40 gatos - um número bastante maior do que a nossa capacidade.
O Projeto Sete Vidas nasceu com uma única razão: somar forças para dar uma nova história para tantos gatos - constantemente deixados de lado por outros projetos de apoio animal. Com isso, entram em jogo vários outros aspectos, como a importância da castração e a posse responsável. Mas uma coisa em especial tem nos chamado muita atenção nesses meses de luta diária pelos felinos: a conscientização. Nossas forças não existem sem que haja uma população consciente. 

Sobre a conscientização

A primeira coisa é que a responsabilidade pela situação deplorável dos animais deveria ser do poder público - pelo menos auxiliando os grupos de apoio animal -, mas isso nem sempre acontece (pra não dizer que nunca). Dessa forma, a responsabilidade acaba não sendo de ninguém e, por isso mesmo, acaba se tornando responsabilidade de todo mundo, de todos nós, cidadãos. 
Então, seja consciente com os seus animais e com os animais da rua. Achou uma caixa com gatinhos? Cuide e depois doe. Vai ser um prazer te ajudar a divulgar e esclarecer as dúvidas que você tiver!
É difícil pra gente cuidar de todos os animais de Londrina, mas pensem, se cada um cuidar um pouquinho, não fica pesado nem difícil pra ninguém. Essa atitude rende uma sensação imensa de satisfação e dever cumprido. 
O resultado disso é uma cidade mais solidária, com o coração aberto pra ajudar esses seres indefesos e uma junção de forças que só depende da gente fazer dar certo.
O Sete Vidas não é o Sete Vidas, o Sete Vidas somos todos nós. Está nas suas mãos o poder de escolha entre ajudar e fechar os olhos. Escolha ajudar, faça a sua parte! Cuide. Apoie. Ame. Adote. 
Vem com a gente? ;)