quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cuidando de um filhote

  Se em sua casa agora tem um filhote de gato, parabéns! Você acaba de ganhar um amigo que é muito mais do que um lindo animal. No entanto, filhotes são vulneráveis e você deve tomar alguns cuidados para essa história não acabar mal. 
  O primeiro passo é uma visita ao veterinário. O profissional irá orientá-lo sobre como você deverá proceder para a vacinação do felino. Em seguida, você deve se informar sobre cuidados básicos com a saúde dos gatos, como alimentação, castração e escovação.
            Tenha em mente que você deve estar atento caso surjam sintomas como perda de apetite, feridas, olhos vermelhos e lacrimejantes, entre outros sinais.
            Algumas dúvidas são muito comuns. Vejamos umas:

Meu gato é filhote e já come alimentos molhados no leite, inclusive ração. Mas as fezes dele estão muito duras. O que fazer?
            Se ele está comendo ração para filhotes, continue com ela. Você pode misturar um pouco de ração úmida (de latinha ou de sachê), que ajuda a tornar as fezes menos duras. 

Tenho um gatinho muito novo. Ele chora muito. O que fazer para ele não chorar?
            Ele pode estar chorando por falta da mãe, que para ele significa conforto, tranquilidade, temperatura quente, comida e água. Se tudo isso estiver sendo fornecido a ele e ainda assim estiver chorando, veja se sua barriga não está estufada de gases. Se ele já tem mais de dois meses, já está na fase de brincar. Brinque um pouco com ele, jogando bolinhas de papel, ratinhos de brinquedo, ou outros similares para ele correr atrás e pegar. Apenas tome muito cuidado para não brincar com objetos muito pequenos porque o gato pode engolir sem querer.

Com quanto tempo de vida os filhotes podem ser desmamados?
            A partir de três a quatro semanas de idade os filhotes de gato começam a imitar a mãe, comendo ração e bebendo água. Mas o ideal é que sejam separados da mãe e dos irmãos com no mínimo seis a oito semanas de vida. Esse tempo é fundamental para que o filhote aprenda a se comportar adequadamente.

Como saber a idade certa de um gato?
            É difícil saber a idade exata de um gato, mas examinando os dentes dá para ter uma estimativa.

 Há um mito de que adestrar gatos acaba por descaracterizar sua tão peculiar independência. Na verdade, o gato educado tem mais liberdade, porque sabe o que pode e o que não pode e circula livremente pela casa, sem precisar ser confinado o tempo todo para que não coma as plantas, ou para que não arranhe os móveis ou pegue a comida, etc.

Fonte: Os Gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário