
Eles não conseguem ver na escuridão completa.
Os gatos sempre foram conhecidos pela grande capacidade visual mas qualquer coisa num raio inferior a 15 cm torna-se muito desfocada, vêem melhor à noite, quando comparados com os humanos porque apenas precisam de 1/6 da luz que o homem precisa, mas para conseguir ver com pouca luz ele prescindiu de conseguir ver os pequenos detalhes, vêem-nos desfocados. O campo de visão de um gato é de 185 graus, por serem muito sensíveis à luz os seus olhos adquiriram pupilas verticais que quando estão totalmente aberta, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila humana.
Ao fundo dos olhos, os gatos possuem uma camada de células designadas de “tapetum lucidum” que servem para que após a absorção da luz esta seja reflectida através dessas mesmas células de volta para a retina fazendo com que os receptores que não tenham captado a luz o possam fazer agora, assim, a capacidade dos receptores da retina é amplificada em 40%. Podemos então dizer que os gatos vêem bem no escuro porque os seus olhos refletem a luz, funcionando como pequenos faróis!
Ainda que alguns estudos defendam que os gatos sejam daltônicos, outros afirmam que os gatos conseguem distinguir nitidamente o amarelo, o verde e o azul.
Apenas um a cada mil gatos é amarelo.
O QI dos gatos só é ultrapassado no reino animal pelo dos macacos e dos chimpanzés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário