quarta-feira, 20 de junho de 2012

Por que as pessoas têm tanto preconceito com gatos?


Gato preto - Azar é não ter um!
Quem nunca ficou chocada ao ver alguém torcer o nariz quando você diz que tem um gato? Eu já vi de monte e cada vez fico mais sem reação com os argumentos. Já ouvi até exclamações do tipo "Que nojo!"e infelizmente elas não são raras. Eu costumo dizer que só há dois tipos de pessoas: aquele que não gosta de gato e aquele que nunca teve um. E aposto que quem tem gato vai entender exatamente o que eu digo. Ao contrário do que todo mundo diz, os felinos são muito apegados às pessoas de seu lar e são extremamente carinhosos  - adoram um cafuné e só de chegarem perto de você já ligam o motor do ronron. Além disso - e ao contrário do que o pessoal do "que nojo" lá de cima pensa, gatos são extremamente limpos. Só saem da caixa de areia depois de cobrirem perfeitamente o cocô e o xixi e vivem se limpando o dia todo. Ou seja: eles praticamente tem T.O.C. de limpeza! Tem gente que dá banho em gato, mas, só pra exemplificar, o meu nunca tomou um e é a coisa mais limpinha e cheirosa que eu já vi. Tirando todos esses benefícios, em 99% dos casos eles já nascem sabendo usar a caixa de areia, não precisam que você os leve para passear, vivem tão bem em apartamentos quanto em casas e não vão surtar caso você os deixe sozinho por algumas horas. Ou seja: é o melhor animal do mundo!

Mas então por que será que as pessoas têm tanto preconceito com gatos?

deusa Bastet
No antigo Egito, lá pelos 4 mil a.c., o gato era totalmente adorado. Até a deusa Bastet, deusa da fertilidade e da felicidade, é representada como uma mulher com cabeça de gato. Já na Roma Antiga, os gatos eram considerados símbolos de liberdade.
O problema começou na Idade Média, quando cultos pagãos foram associados à imagem de gatos. Por exemplo, nos mitos escandinavos, que deram origem a muitas das crenças pagãs, a carruagem de Freyja, deusa do amor e da cura, era puxada por gatos. O culto a Freyja foi considerado heresia pela Igreja Católica e seus membros foram punidos com tortura e morte. Como os gatos faziam parte da coisa toda, foram acusados de serem demoníacos, principalmente os pretos - que sofrem até hoje com esse estigma e são os mais difíceis de serem adotados. 
Isso acabou desencadeando uma série de superstições que acabaram fazendo com que os gatos funcionassem como bode expiatório para a purificação que a Igreja Católica pretendia eliminando o paganismo.
Essa bad felina durou até o século 17, quando perceberam que a população de ratos tinha aumentado absurdamente, aumentando assim várias doenças. Daí resolveram aceitar os gatos novamente.


Apesar da gente já ter superado boa parte dessas superstições bobas e do gato estar em alta nos últimos tempos, o preconceito ainda existe, infelizmente. E nada me faz pensar que o único antídoto para esse sentimento horrível é deixar-se cativar por esses felinos ronronantes e conquistadores. Afinal, a gente já saiu da Idade Média faz tempo!


(fonte: "Os gatos na idade média")


9 comentários:

  1. Estranho que umas pessoas gostam de cachorro e não de gatos! Os gatos são tão companheiros quanto os cães ... Amo as duas espécies!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O engaçado é exatamente isso mesmo. Muitas das pessoas que me dizem odiar gatos, amam seus cães. Mal sabem elas o que estão perdendo em não se deixarem conquistar por um felino.
      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. e tem gente que diz que gatos são traiçoeiros, traiçoeiros são os próprios humanos, desses sim eu tenho medo!! Amo meus peludos (uma cadelinha e dois gatos num apê...rs)

    ResponderExcluir
  3. eu tenho horror a cachorro n e preconceito mas eu n gosto muito do jeito do bichinho apesar de ter um(q se comporta mais como um gato do que como um cãozinho) tenho tbm 4 gatinhos td em apê tbm e tipo meus gatinhos são meus anjos minha vida

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi gente dizer q tem aversão a gato... q eles não são fiéis, são traiçoeiros, não gostam mesmo das pessoas, eu tenho muita pena porque eles são realmente incríveis amigos de muita personalidade e muito amorosos muitas vezes até ciumentos de outros... na minha opinião... acho todos animais incríveis criações de Deus.... cada um tem sua característica e respeito a todos eles. Afinal aqui nem era o lugar deles foram trazidos p cá através de pessoas mau intencionadas então não fazemos mais q nossa obrigação de cuidar desses bichinhos e quem não gosta e não respeita... acho q o problema está nessa pessoa mesmo.

    ResponderExcluir
  5. AS PESSOAS QUE FALAM MAL DE GATOS SÃO COMPLETAMENTE IGNORANTES!!!! AMO GATOS SEM FIMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho gatos lindos e fofos. Meu único problema com eles é que sou muito chata e crítica com a limpeza e cuidados na cozinha. Teria que ter um apartamento com porta na cozinha, pois não gosto ou concordo que gatos tenham acesso à cozinha, pois eles sobem na pia com as patas que passaram pela areia com cocô e xixi, além dos pelos que podem cair na comida.
    Contornando essa questão, eu teria sim um gatinho e cuidaria bem dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vai do jeito que vc cria o gato, pois eles são extremamente limpos e obedientes, eles odeiam sujeira. A minha gata por exemplo só sobe no meu sofá, pois eu a ensinei assim.

      Excluir
  7. Adorei o texto. Também recomendo a leitura: https://reinodogato.com.br/gatos-sentem-falta-dos-donos/

    ResponderExcluir