segunda-feira, 23 de julho de 2012

A importância da castração - parte II


No nosso primeiro post sobre a importância da castração falamos sobre como castrar os animais tem tudo a ver com posse responsável. Hoje vamos falar sobre isso e sobre muito mais, tentando tirar as principais dúvidas e desmentir os mitos sobre a castração.

O que é a castração?

Uma cirurgia feita em cães e gatos, machos e fêmeas, para impedir a reprodução sem controle.

Como funciona?

Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia não dói. É feita com anestesia geral por veterinários devidamente habilitados. A recuperação total costuma durar de uma semana a dez dias. 

Quando devo castrar meus animais?

Isso varia de veterinário pra veterinário, mas geralmente castra-se fêmeas antes do primeiro cio (antes dos 6 meses, em média) e machos quando os testículos estiverem totalmente formados.

Outros motivos...

1- Castrar evita novas ninhadas. Filhotes são lindos e fofos, mas nem todos gostam deles o suficiente para assumir a responsabilidade depois.

2- A sua fêmea, seja ela gata ou cadela, viverá uma vida mais longa e saudável, sem ficar se desgastando em cada cio ou nova cria. Além disso, castrar antes do primeiro cio reduze MUITO as chances de câncer de mama. O câncer de mama é fatal em cerca de 50% das fêmeas não castradas.

3- Castrar sua cadela vai fazer com que ela pare de sangrar e de sujar a casa toda. Castrar a sua gata vai fazer com que ela pare de sair por aí em busca de um macho e vai afastar os gatos machos atrás de uma fêmea da sua casa.

4- Quando castrado, seu gato ou cão macho vai ter menos chance de desenvolver câncer de próstata entre outras problemas. A castração também vai fazer com que eles não tenham tando desejo de perambular pelas ruas - o que acaba evitando atropelamentos, fugas e brigas com outros animais.

5 - A castração deixa seu cão ou gato macho mais educado. Os animais machos tem instinto de marcar o território e a castração, na maioria das vezes, acaba com essa mania chata.

6- Não, castrar seu animal não vai mudar o caráter dele nem a forma como ele te trata. No máximo o deixará menos agressivo.

7- Castrar nem sempre é tão barato, ainda mais em cidades que não têm um Centro de Zoonoses onde são realizadas castrações a baixo custo ou até gratuitamente. Mas mesmo assim é mais barato do que cuidar de uma cadela grávida e dos filhotes que virão depois.

8- A castração não vai deixar seu cão ou gato mais gordo. O que torna seu animal gordo é muita comida e falta de exercícios.

Você ama seus animais, certo? Então seja consciente. Não o deixe procriar. Não existem lar para todos. Castre, cuide, ame.

(fonte: Galgos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário