segunda-feira, 9 de julho de 2012

Coleira não serve para enfeitar.


Tem quem ache que a coleira só é feita para enfeitar o animal, mas não é bem assim! É para identificá-lo e permitir que seja devolvido em caso de fuga.  É exatamente por isso  que não faz o menor sentido que a coleira não tenha placa de identificação com o telefone ou celular do proprietário/guardião.


A coleira tem que ser escolhida com cuidado, não se deve comprá-la só porque é fofa ou bonitinha, principalmente para gatos. Como eles são ágeis - vivem se enfiando em buracos, pulando e escalando as coisas - a coleira errada pode fazer com que a chance de uma enforcação seja grande. O ideal é uso de coleiras que saiam com facilidade.
Em muitos lugares dizem que as coleiras elástica são as melhores opções, mas mesmo assim elas não são livres de todo o risco. Por isso encontramos uma outra solução: são as chamadas de "breakaway cat collars" ou "safe cat collars", que abrem sozinhas se o gato fizer pressão/força para se soltar de algum obstáculo, evitando enforcamentos acidentais.

Esse modelo é possível encontrar em lojas físicas da Cobasi , em lojas virtuais gringas ou nacionais como Smartpet (todos os modelos da marca Rogz). Não se esqueçam que gatos também se perdem e precisam da plaquinha de identificação. Você pode comprar em um site gringo a coleira ideal personalizada já com a plaquinha.



Para cachorros é mais fácil: Coleiras de couro são ideais porque tem maior resistência. Nunca se esquecendo de colocar a plaquinha de identificação.

Para quem tem dificuldade com isso, o tamanho ideal é que, fechada, a coleira não escorregue pela cabeça, mas seja possível colocar dois dedos entre ela e o pescoço do gato. Em filhotes é necessário verificar esse espaço constantemente, pois eles crescem.

PS: Gatos que moram em apartamento e não têm nenhum acesso à rua não precisam de coleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário