domingo, 8 de julho de 2012

A tal da posse responsável

Muito tem se falado sobre a posse responsável... Por mais óbvio que pareça ser para alguns, nem todo mundo consegue ter a consciência da responsabilidade que é ter um animal em sua vida. E essa responsabilidade não se resume apenas em dar as vacinas, alimento e abrigo. Quando você resolve adotar um animal, você tem que saber que não importa o que aconteça, a partir daquele momento, ele é sua responsabilidade. E essa responsabilidade vai durar mais de 10 anos. 

Listamos abaixo algumas coisas que você precisa saber quando está prestes a adotar um animal. Se depois de ler todos os tópicos você ainda quiser adotar um, entre em contato com a gente! Com certeza você será um ótimo adotante :)


1) Assim como você, os animais também não gostam da solidão. Ter um animal para trancá-lo na lavanderia ou deixá-lo sozinho em casa o dia todo não é uma atitude correta. Ou o animal pode conviver com a família ou é melhor não tê-lo.

2) Animais que vivem confinados em pequenos espaços ou presos em correntes podem sofrer graves distúrbios de comportamento, desconforto, atrofia óssea ou muscular, obesidade e depressão. Ou seja: não os prenda. 

3) Crianças não podem ser as responsáveis pelos animais. Se seu filho quer um bicho mas você não gosta, não tem tempo nem paciência para cuidar, então é melhor não adotar.

4) Animais precisam ter um espaço próprio, como uma casinha ou caminha (ou tapete, paninho etc.), onde se sintam seguros.

5) Os cães, principalmente os que moram em apartamento, necessitam de pelo menos um bom passeio por dia. Utilize sempre coleira e guia para evitar que seu animal fuja, seja atropelado ou brigue com outros cães.

6) Animais precisam de carinho, alimentação, cuidados de higiene, vermífugos, vacinas anuais e cuidados veterinários. 

7) Quando os animais ficam idosos, precisam de amor e cuidados redobrados. Você deve estar disposto a amar e a cuidar de seu amiguinho por todos os dias da vida dele.

8) Animais não são bichinhos de pelúcia. Eles têm personalidade, fazem bagunça, sujeira... mas não há nada mais recompensador do que ver o rabinho deles abanando com a sua presença.

9) Animais não estão interessados no seu dinheiro, no seu carro ou na sua aparência. Eles te amam e em troca só querem ser amados de volta. 

10) Assim como você, animais sofrem profundamente com a rejeição e o abandono. 

Abandonar ou maltratar animais é crime. Pena: 1 ano a 4 anos de prisão + multa (Lei Federal 9.605/98).

ANIMAL NÃO É BRINQUEDO - SENTE TRISTEZA, FRIO, DOR E MEDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário